segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vaticano: Cardeal escocês renuncia à presença no Conclave para evitar «atenção dos media»

In ecclesia 

Lisboa, 25 fev 2013 (Ecclesia) – O cardeal escocês Keith O'Brien anunciou hoje a sua intenção de não participar no próximo Conclave para evitar a “atenção dos media”, após ter sido acusado de "atos impróprios" alegadamente praticados há 33 anos.

“Peço a bênção de Deus para os meus irmãos cardeais que se vão reunir brevemente em Roma para eleger o seu [Bento XVI] sucessor. Não irei juntar-me a eles no Conclave, pessoalmente: não pretendo atrair a atenção dos media em Roma sobre mim”, declarou o prelado, numa declaração publicada no site para a comunicação da Conferência Episcopal Escocesa.

O cardeal, que em março completa 75 anos, pediu a renúncia ao governo da Arquidiocese de Edimburgo por atingir o limite de idade previsto na legislação da Igreja, "há alguns meses", e a sua resignação foi aceite por Bento XVI no último dia 18 em decisão tornada pública esta manhã.

Ainda sem data definida para o início do próximo Conclave, o grupo de 115 cardeais com direito a voto no dia 1 de março fica assim distribuído geograficamente: Europa – 60; América Latina – 19 e América do Norte – 14; África -11; Ásia – 10; Oceânia - 1.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, justificou a decisão de Bento XVI, ao aceitar a renúncia de D. Keith O'Brien, com a necessidade de não entrar no período de Sé vacante  - tempo entre a morte ou renúncia do Papa e a eleição do sucessor - “com uma situação não definida”.

OC