sábado, 6 de março de 2010

Algumas das minhas Devoções


1. Reparei no outro dia que à partilha que tenho vindo a fazer com os amigos através dos textos internautas nunca me referi a algumas orações que costumo rezar e que poderão porventura servir de proveito a alguém.

Sabereis que os Padres para além da celebração quotidiana da Sagrada Eucaristia têm também o encargo de rezar a Liturgia das Horas, oração oficial da Igreja, ao longo de diversas partes do dia – Ofício de leitura, Laudes, Hora Intermédia, Vésperas e Completas. Esta Liturgia é composta na sua quase totalidade por textos do Antigo e do Novo Testamento e nela predominam os Salmos. Nela, “Cristo ora em nós, ora por nós e é orado por nós”, isto é a Ele rezamos. Pode-se dizer que as Horas são de algum modo a Eucaristia preparada e prolongada ao longo da jornada. É na acção Litúrgica, particularmente no Sacrifício Santíssimo da Eucaristia, que o Sacerdote mais faz pelo mundo e pela Igreja. Nada se lhe pode comparar. É dali que dimanam todas as Graças e bênçãos de Deus para o Mundo. É ali que os Padres levam todos os pedidos que lhes são feitos, todas as intenções, todos os sofrimentos, toda a humanidade.

Deixar dito o que escrevi é infinitamente pouco para dizer da imensidade e da eficácia do culto Litúrgico. Mas convinha fazer essa introdução ainda que brevíssima e desajeitada para poder adiantar que tenho como Padre outras devoções diárias em que de algum modo especifico e explicito o que já lá está, apropriando-me de alguns aspectos particulares.

2. a) Assim, ainda antes de me levantar, mal acordo, rezo três Ave-Maria, a invocação nominal de alguns Santos e, em geral, a de todos, sigo como Glória e concluo com o Pai-nosso. Esta mesma oração faço ao anoitecer quando já deitado.

b) Depois do pequeno-almoço rezo o terço do Rosário e consagro-me a Nossa Senhora.

c) Antes da celebração da Santa Missa invoco o Espírito Santo:

“Vinde Espírito Santo, (vinde por Maria), enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor o Vosso espírito e renovareis a face da Terra. Ó Deus que instruís os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que apreciemos rectamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da Sua consolação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.”

Esta mesma invocação faço-a sempre antes de escrever qualquer texto daqueles que vos costumo enviar. Outrossim diante de algum problema ou de conversas difíceis.

d) Depois de dar a Sagrada Comunhão, no tempo de silêncio que antecede a oração e bênção finais, uma vez que já dei as graças logo após a ter Comungado, peço por mim próprio:

“Dai-me Senhor Fé firme e recta, Esperança certa, Caridade perfeita e humildade profunda … ” (oração de S. Francisco de Assis, diante do Crucifixo de S. Damião); dai-me Senhor que renuncie a tudo o que for necessário para que sejais tudo em mim, que Vos seja fiel para sempre, não permitas Senhor que me separe de Vós. Concede-me Senhor uma santa pureza da alma e do corpo; uma santa alegria, uma santa paz e um santo bom humor. Dai-me uma santa doçura, suavidade e mansidão no trato com os outros. Concedei-me que vos ame sobre todas as coisas e que ame a todos como Vós nos amastes.

e) Ao meio-dia rezo o Angelus:

“V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria…

V. Eis a serva do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.

Ave Maria…

V. E o Verbo fez-Se carne (homem).
R. E habitou no meio de nós.

Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Glória (3 vezes)

Que as almas de todos os fiéis defuntos pela Misericórdia de Deus repousem em paz”.

f) Às três horas da tarde rezo, como as lembro, as orações de Santa Faustina:

“Senhor Jesus Cristo na hora da Vossa Paixão e pelos méritos da mesma Paixão peço-Vos Misericórdia para os pecadores, a conversão dos pecadores, a salvação dos pobres pecadores. Peço-Vos o vosso Espírito para fazer sempre e em tudo a vontade do Pai do Céu, e a graça de me entregar totalmente a Vós dando-me inteiramente à salvação dos pecadores. Jesus, eu confio em Vós”

g) Sempre que entro ou saio da Capela ou da Igreja rezo as orações dos Pastorinhos de Fátima:

“V. Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.

R. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.”

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.”

h) Antes de conduzir, da primeira vez que em determinado dia pego no carro:

St. António, S. Cristóvão, Sta. Francisca Romana, Anjo da Guarda, todos os Anjos e Santos de Deus, Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós.

i) Ao longo do dia consoante as situações faço mentalmente orações espontâneas, rezo jaculatórias, invoco determinados Santos ou o Anjo da Guarda.

Os Santos, bem-aventurados ou servos de Deus mais invocados por mim são:

Em primeiro lugar Nossa Senhora do Ó. Depois S. José, S. Pedro e S. Paulo, S. João Evangelista, S. João Baptista, S. Francisco de Assis, St. António, Sta. Maria Goretti, S. Boaventura, Sta. Clara de Assis, S. Pedro Damião, S. Bernardo de Claravale, S. Paio, St. Agostinho, S. Tomás, Sta. Isabel de Portugal, St. Inácio de Loyola, S. Filipe Néri, Sta. Teresa de Jesus, Sta. Teresinha do Menino Jesus, Beata Isabel da Trindade, St Cura de Ars (S.joão Maria Vianney), S. Carlos Lwanga e companheiros, Sta. Joana Bereta Molla, S. Pio de Pietrelcina (Padre Pio), Santa Catarina de Sena, S. José Maria Escribá, Beatos Francisco e Jacinta, Beato Bartolomeu dos Mártires, Beata Teresa de Calcutá, João Paulo II, Irmã Lúcia.

3. Tudo isto assim escrito e por atacado parece muito, mas a verdade é que se faz muito facilmente e mesmo no meio das ocupações e rodeado de gente pode-se recolher a alma e elevá-la a Deus orando mentalmente sem que os outros se apercebam.

Todos estes pequenos exercícios espirituais são para mim de grande proveito, se a eles não recorresse seria ainda pior peste do que esta que conhecem. Mas as veredas por onde Deus conduz as almas são muito variadas, pois em Sua casa há muitas moradas. Por isso nem todos se darão bem com estas minhas práticas.

Nuno Serras Pereira

05. 03. 2010