quinta-feira, 8 de julho de 2010

Surrealista


Hoje o blogue O Inimputável fez o favor de me informar, citando e comentando uma notícia do jornal i, que a revista “playboy”, edição portuguesa, em homenagem a José Saramago, figurou Nosso Senhor Jesus Cristo junto a uma lânguida mulher nua, que jaz numa cama cuja cabeceira tem escrito o nome de um dos títulos do escrevinhador “O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO”. Ao que parece a edição portuguesa limitou-se a ilustrar graficamente uma pequena parte ddaquilo que se imprime mentalmente na imaginação dos leitores dessa novela inacreditável. A revista que tem a data do dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 deste mês, provocou uma reacção indignada da norte-americana Theresa Hennessy, vice-presidente do grupo “playboy”, que declarou o facto como uma “violação chocante das normas” e garantiu estar “prestes a rescindir o nosso acordo”.

Eu reconheço que é surrealista e totalmente absurdo mas a verdade é que me vejo impelido por uma força maior do que eu e inteiramente racional a recomendar vivamente que o secretariado nacional da pastoral da cultura e o programa “Dia do Senhor” da Rádio Renascença” contratem pelo menos um assessor da “playboy” norte-americana.

Devo confessar e jurar solenemente, pelo mais Sagrado que há e pode haver, que nunca me tinha perpassado pela mente que algum dia viria a tomar qualquer tipo de posição, mesmo que longinquamente semelhante, como esta. Mas que o que era absurdo parece ter-se tornado eminentemente racional e devido, lá isso parece.

Nuno Serras Pereira

08. 07. 2010