sábado, 11 de setembro de 2010

Padres acusados de 507 violações


In Correio da Manhã
11. 09. 2010

A Igreja Católica belga divulgou ontem os testemunhos de uma centena de menores vítimas de violações e outros abusos sexuais alegadamente cometidos por padres. No total, há registo de 507 denúncias de abusos por parte de sacerdotes entre os anos 50 e 80. A maior parte dos crimes já prescreveu.


Segundo a comissão que a Igreja encarregou de investigar os abusos, alguns dos quais se prolongaram por mais de uma década, 327 das vítimas são homens. Os violadores são padres.

O relatório, com 200 páginas, contém cartas que descrevem abusos como "sexo anal, oral, vaginal e outras barbaridades", crimes que em grande parte dos casos já prescreveu. A maioria das vítimas conta que começaram a ser molestadas cerca dos 12 anos, mas o relatório refere ainda a violação de um bebé de dois anos, cinco violações de meninos de quatro anos, oito de crianças com cinco anos, sete de rapazes com seis e dez de menores com sete.

Os relatos das vítimas são chocantes. Uma conta como o seu abusador procedia: "Dizia-me: para que sejas purificado tenho de te dar um castigo. Depois levantava-me a roupa, e tocava-me nas pernas até chegar ao meu sexo e estimulava até à ejaculação. Depois, mandava-me rezar o padre nosso". Pelos menos 13 das vítimas suicidaram-se.