quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Adoração, Reparação, Consagração e Súplica - Nuno Serras Pereira

A Imaculada Conceição, Senhora Nossa, Sempre Virgem Mãe de Deus humanado, é a Padroeira dos USA. Em razão da conjuntura difícil por que passa essa nação, resolveu a Igreja Católica fazer uma novena à Imaculada, pela vida e pela liberdade religiosa, com celebração Eucarística, adoração do Senhor, verdadeira, real e substancialmente presente no Santíssimo Sacramento e recitação do Rosário.


Todos saberemos que a Imaculada é não só a Padroeira de Portugal mas também sua Rainha. D. João IV coroou-a em Vila Viçosa e desde então nenhum rei português foi coroado em sinal de Amor, Comunhão e Obediência à Mãe do Céu.

Um excelente amigo que vive nos USA ficou muito entusiasmado, tendo aliás participado na celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo William Lori, com esta mobilização da Igreja e aventou o projecto de realizarmos algo semelhante aqui em Portugal. Adiantou ainda que eu poderia escrever um texto sobre o assunto com o intento de acender os corações nesta obra de Amor e Misericórdia. Logo lhe respondi, que embora achasse esplêndida a iniciativa, eu não redigiria nada uma vez que sempre que lanço propostas nos meus artigos elas são ignoradas e desprezadas; dando, a alguns, a impressão de que elas, ou algumas delas, não são acolhidas precisamente por virem de mim. Fazê-lo seria pois condená-la à morte prematura, “abortá-la”. Entretanto, considerei que dado que a concepção não era minha mas de outrem, limitando-me eu a ser o mensageiro talvez tivesse uma sorte diversa do que tem saído desta cachimónia. Começou então a consciência a ladrar, como um pregador vigilante, e eu arreceado de que ela se tornasse mais feroz e me viesse a morder sentei-me ao computador, e eis-me a escrevinhar estes desabafos.

Alguns cuidarão, com alguma razão, que existe uma diferença entre o que Obama quer, a saber, obrigar os seguros de saúde de católicos e instituições religiosas a pagarem a contracepção, a esterilização e o aborto químico, e aquilo que sucede em Portugal, a saber, um pagamento de impostos difuso, indirecto, mais distante que financia a contracepção, a esterilização, o aborto químico e cirúrgico, e os subsídios, negados a qualquer mãe grávida que tenha dificuldades económicas e queira levar a gravidez a seu termo, pagos às mães que condenaram à morte os seus filhos. Mas é evidente que aquilo a que estamos forçados, no nosso país, por um estado totalitário, embora de um modo mais subtil, constitui uma tremenda violência à consciência de todas as pessoas de boa vontade e, em particular, aos católicos que o são de facto, e não só de nome ou de conveniência ou de astúcia, e um grave atropelo à liberdade cristã e religiosa.

A Imaculada, como sabemos, celebra-se a 8 de Dezembro. Se alguns grupos de oração, movimentos eclesiais, paróquias, etc., quiserem rezar a novena são libérrimos de o fazer. Poderão ou não entender-se entre si para algo em conjunto a nível nacional e o que mais o Espírito Santo sugerir. Ninguém precisa de autorização para rezar nem para salvar vidas ou combater pelos direitos humanos. Tem não só o direito mas o dever de o fazer.

Em primeiro lugar está Deus e por isso Lhe deve ser dada primazia absoluta, como nos ensina o Pai-nosso. Daqui que a oração deva começar pela adoração, o louvor e a acção de graças – a celebração da Eucaristia e a adoração do Santíssimo Sacramento são pois o primeiro passo a dar. Considerando Aquele que nos criou e deu a vida por nós na Cruz e confundidos com tanto Amor tão mal correspondido da nossa parte e dos portugueses em geral somos levados a, como dizia, o pastorinho Francisco, consolar Jesus, e Sua Mãe, cujos corações estão muito ofendidos. Essa dor do Filho, e n’ Ele do Pai e do Espírito Santo, e da Sua e nossa Mãe empuxa-nos num ímpeto de amor a Consagrarmos-nos inteiramente ao Sagrado Coração (Amor) de Jesus através da entrega total ao Coração (Amor) Imaculado de Maria para que vivendo n’ Eles e d’ Eles, como Eles, nos dediquemos pela oração de súplica, de intercessão, à conversão e salvação dos pecadores.

17. 10. 2012