sábado, 27 de dezembro de 2008

O Acontecimento

O cristianismo é um facto, um acontecimento, uma presença que provoca encontros dos quais brota uma amizade que se vive na companhia.

O acontecimento é a encarnação do Verbo. O Mistério que cria todas as coisas torna-se um de nós, uma presença visível, palpável, audível o eterno comunica-se no tempo, a divindade dá-se na humanidade, o imutável no histórico. Esta Presença, Jesus Cristo, provoca encontros, isto é, embates com a Sua excepcionalidade que dá sentido à existência, que explica a vida. O encontro gera a amizade com Aquele que é a consistência de todas as coisas. Esta amizade vive-se e alimenta-se na companhia daqueles que dela participam. Essa companhia que se prolonga na História é a Igreja. Na companhia, na koinonia, Cristo torna-se presente à vida de cada um. Evangelizar significa testemunhar e irradiar essa amizade universalmente. Sendo, de si, reconciliadora e inclusiva ela vai ao encontro do inimigo distinguindo bem o erro ou o mal a combater daquele que erra ou que peca para transformá-lo em amigo, do distante para torná-lo vizinho, do escravo para convertê-lo em filho.

Amizade verdadeira é a solicitude diligente pelo destino do outro. A benevolência querer o bem, a beneficência fazer o bem e a reciprocidade são lhe essenciais. A amizade é um amor mútuo, afectivo e efectivo, feito ajuda recíproca no caminhar para a meta para a qual fomos criados a santidade, a perfeição, a felicidade, em suma, a bem-aventurança.

Nuno Serras Pereira