sábado, 10 de janeiro de 2009

"Os seres humanos mais pobres são as crianças ainda não nascidas", afirma Bento XVI



«Senhoras e Senhores embaixadores, no final deste olhar panorâmico que, pela sua brevidade, não pode mencionar todas as situações de sofrimento e pobreza presentes no meu coração, volto à Mensagem para a celebração da Jornada Mundial da paz deste ano. Nesse documento, recordei que os seres humanos mais pobres são as crianças ainda não nascidas (nº 3).

Não posso deixar de mencionar, ao concluir, outros pobres, como os enfermos e as pessoas anciãs abandonadas, as famílias divididas e sem pontos de referência. A pobreza combate-se se a humanidade se torna mais fraterna compartilhando os valores e as ideias fundados na dignidade da pessoa, na liberdade vinculada à responsabilidade, no reconhecimento do lugar de Deus na vida do homem.

Nesta perspectiva, dirigimos o nosso olhar a Jesus o Menino humilde recostado no presépio. Porque Ele é o Filho de Deus, Ele indica-nos que a solidariedade fraterna entre todos os homens é a via mestra para combater a pobreza e construir a paz.

Que a luz do seu amor ilumine todos os governantes da humanidade. Que Ela nos guie ao longo do ano qua caba de começar.»

Final do discurso proferido aos membros do corpo diplomático no dia 8 de Janeiro de 2009