segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

«Fazei tudo para maior glória de Deus»


«Fazei tudo para maior glória de Deus»

1Cor 10, 31

Rui Corrêa d'Oliveira

«Fazei tudo para maior glória de Deus»

é uma das afirmações que mais me interpelam no ensino de S. Paulo.

«A Glória de Deus é o homem vivo»,

obra das suas mãos, criatura sua.

Comove-me saber que sou eu este homem

por Ele desde sempre desejado para que em mim se realizasse

este desígnio do seu Amor.

Comove-me a paciente ternura com que espera pelo meu sim,

pela minha adesão à Sua proposta de vida

que é a única que responde e corresponde

aos anseios verdadeiros do meu coração.

Ele conhece-me como eu não me conheço

e sabe, como eu não sei, o que é bom e me convém

para que se cumpra o destino que guardou para mim.

Pôs-me no mundo para que nele me realize,

percorrendo um caminho concreto, numa concreta circunstância.

Deu-me inteligência para discernir o bem, a verdade e a justiça.

Deu-me o Seu Filho que Se revelou a Si próprio

como caminho para a Verdade e para a Vida.

Deu-me a Igreja por morada e companhia.

Deu-me a Graça da Sua Presença tão próxima e tão real

que a poderei reconhecer e experimentar

nos factos e nas pessoas que fazem a minha história.

Se em vez de pôr objecções e reservas,

aceitar cada passo e cada instante como dom e Graça,

a Sua Glória brilhará na pequenez limitada do que sou.