quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fátima, a Paz e Obama


1. A relação de Fátima com a paz é manifesta não só pelas aparições do Anjo que se revelou como sendo o “Anjo da Paz” mas também com o mandato de Nossa Senhora logo na primeira aparição: “Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo ... ”. Daí que ainda nos dias de hoje se reza diariamente pela paz nesse Santuário.

Ora a bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá ensinou precisamente quando recebeu o Nobel da paz: “Muitas vezes afirmei, e disto estou certa, que o maior destruidor da paz no mundo de hoje é o aborto. Se uma mãe pode matar o seu próprio filho, o que poderá impedir, a mim ou a ti, de nos matarmos um ao outro?”

Também, M. Schooyans, um ilustre membro de várias Academias e Conselhos Pontifícios, escreveu: “As guerras tradicionais matam os homens para conquistar territórios, conseguir vantagens comerciais, tutelar interesses, assegurar a livre circulação, aceder aos recursos e ainda por outros motivos. Com a liberalização do aborto, a supressão da criança não nascida é apresentada como condição para que os homens vivam e sejam felizes. Mata-se e faz-se com que a lei diga que é justo matar ... Aqui o homem é percebido como o obstáculo por excelência à felicidade do homem. Esta guerra é por isso mais cruel do que todas as outras e portanto mais homicida. É a maior guerra da história e a mais injusta.” E o Papa João Paulo II conclui escrevendo, na sua Encíclica Evangelium Vitae, que legalização do aborto é umaobjectiva conjura contra a vida”, uma “guerra dos poderosos contra os débeis”, e “um massacre permanente de vidas humanas inocentes”.

2. Barak Obama, cujo nome foi incluído na lista de candidatos ao prémio Nobel aos 12 dias do seu mandato, notabilizou-se na sua carreira política anterior à presidência por um ataque permanente e sistemático às crianças nascituras indo mesmo ao ponto de votar a favor do infanticídio. Chegado à presidência logo começou a incentivar e a promover os abortamentos liquidando todos os obstáculos legislativos cuja função (verificável na prática) era a de limitá-los. Por outro lado iniciou uma agressão sem precedentes, na presidência de qualquer país, ao matrimónio e à família naturais fundamentos da harmonia e pacificação social.

3. Que o Bispo de Fátima, no fim da segunda maior peregrinação anual a esse Santuário, se congratule ou saúde o prémio Nobel concedido a Obama é um escândalo inexplicável que só pode provocar confusão e induzir em erro quer os peregrinos presentes quer todos os que acompanharam as celebrações pela Rádio e pela televisão. Jesus Cristo deve ter chorado e Nossa Senhora coberto com o manto o Seu próprio rosto ruborizado.

Se o Senhor D. António Marto se queria referir ao assunto melhor seria que convidasse os presentes a rezar pela conversão do presidente dos USA. Esperamos que ele se converta e se venha a tornar digno da distinção que recebeu, mas não são as adulações nem as espertezas saloias que ajudarão, o segredo está na oração, designadamente a do rosário, nos sacrifícios, na reparação, na vida em graça, na caridade na verdade.

Nuno Serras Pereira

14. 10. 2009