segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quem dizes tu que Eu Sou?


Joaquim Mexia Alves


«Quem dizes tu que Eu sou?»,

perguntas-me Tu Senhor,

com os Teus olhos fixos nos meus

com esse Teu jeito de amor.

Eu olho-Te então também

e receoso da resposta,

pouco forte e convicta,

respondo-Te muito baixinho:

«Tu és o Filho de Deus,

o meu Deus e meu Senhor.»

Mas Tu olhas-me outra vez,

e com redobrado amor,

perguntas-me novamente:

«Mas quem foi que to revelou?

Foi Meu Pai que está no Céu,

ou foi o teu coração,

que procura a Verdade?»

E eu pequenino respondo-Te,

a voz como num fio,

não fosses Tu ouvir-me:

«Ó Senhor,

eu sou tão fraco!

Como querias Tu meu Senhor

que eu sozinho pudesse,

saber assim toda a Verdade?

Que Tu és o Filho de Deus,

o Messias enviado,

o meu Deus e meu Senhor

que na Cruz crucificado,

se entregou por mim,

por todos nós,

só por simples e puro amor.»

Abre-se o Teu sorriso,

aliás nunca fechado,

e é um sol,

uma luz resplandecente,

que me atinge em todo o ser.

Aclara-se-me então a voz,

torna-se mais forte a fé,

perco o medo o temor,

e grito mais alto que o mundo,

por cima da criação,

com esta voz que Tu enches:

«Jesus Cristo é o Senhor,

o Filho de Deus vivo,

nascido e feito Homem,

em tudo igual a nós,

excepto no pecado.

Que se entregou por amor,

numa Cruz crucificado,

trespassado o coração,

pela maldade dos homens.

E que tendo sido morto

por fim foi sepultado,

para ressuscitar glorioso,

vencida que foi a morte,

vencido que foi o pecado.

Mas que ficou entre nós,

na humildade do Pão,

para ser alimento e vida,

dos que buscam salvação.»

E nada nem ninguém,

mesmo culto e inteligente,

pode negar e mudar,

esta verdade tão simples,

que nos fala ao coração,

por Ele em todos criado:

«Jesus Cristo é o Senhor,

o Filho de Deus vivo,

Palavra de eternidade

que nos conduz ao amor

e encerra toda a Verdade.»


Monte Real, 19 de Outubro de 2009