segunda-feira, 9 de julho de 2012

CARTA ABERTA A TODOS OS QUE NASCERAM EM 1962 - COMUNICADO da APFN

 In APFN

“Nascidos em 1962 com futuro comprometido”

Caros cidadãos nascidos em 1962: são os bebés nascidos este ano que irão pagar a vossa reforma. É com enorme preocupação que tomámos conhecimento de que o número de nascimentos vai este ano voltar a bater um recorde em baixa.
 
Tendo em conta estes dados o Governo vai ter que rever novamente em baixa o Relatório de Sustentabilidade da Segurança Social. Na versão atual deste documento, o Governo antecipava um crescimento do número de nascimentos para este ano. Como tal não se verifica, devido à forte baixa do número de nascimentos, os cenários de sustentabilidade estão irremediavelmente comprometidos - situação que deve motivar uma revisão do documento e, consequentemente, a adoção de medidas que estimulem a natalidade.
 
A APFN recorda que há apenas três anos, em 2009, pela primeira vez ficámos abaixo dos 100.000 nascimentos. Este ano ficaremos abaixo dos 90.000!
 
Em 1962, ano do vosso nascimento, nasceram um pouco mais de 200 mil pessoas que, em 2027, atingem os 65 anos. Este ano - 2012 - é o ano em que nascem as pessoas que, através do seu trabalho, irão pagar as vossas reformas. Este ano, faltam 110 mil!
 
Preocupamo-nos convosco. Tudo faremos para que a situação se altere, mas precisamos da vossa ajuda. Precisamos da vossa ajuda para acordar o Governo!
 
Solidariamente,
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Lisboa, 9 de Julho de 2012