terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sei quem Tu és: o Santo de Deus.

Rui Corrêa d' Oliveira
03. 02. 2009

«Sei quem Tu és: o Santo de Deus.»
Esta afirmação firme e clara não saiu da boca de um santo,
mas, diz-nos o Evangelho, que foi dita pelo maligno.
 
A certeza de que Jesus é o Filho de Deus,
o nosso Senhor e o nosso Salvador,
é uma evidência que até o Seu maior inimigo conhece e afirma.
 
Deus fez Suas todas as criaturas
A quem concedeu inteligência, vontade e liberdade,
para que para Ele caminhassem por sua livre escolha.
 
A mim, foi-me dada a graça singular do Baptismo,
pela qual fui enxertado em Cristo,
tornando-me Sua pertença e recebendo a Deus por Pai
que lançou no meu coração a sede insaciável do seu Amor.
 
Mas não posso nunca esquecer
de que apesar de toda a graça recebida,
Deus respeita a minha liberdade até ao extremo limite
de O poder vir a recusar.
 
Esta consciência, só não é uma vertigem
que me bloqueia e me pode levar à desesperança
se for vivida na confiança
de que a sua misericórdia é maior que o poder do maior mal.
 
É este caminhar assim desperto, atento e consciente,
para a grandeza daquilo que Deus quer que eu seja
que me faz perguntar com o mesmo espanto do salmista:
«que é o homem para te lembrares dele,
o filho do homem para com ele te preocupares?»