sábado, 16 de novembro de 2013

Um verdadeiro milagre no Portugal de hoje!! - por Nuno Serras Pereira



16. 11. 2013


Parece inacreditável, mas é verdade.


Ontem, dia 15, foi lançado, pela fct, na ucp, um livro absolutamente extraordinário que reúne todas as condições para operar uma transformação radical e global em Portugal e nos países de língua portuguesa. Parece uma grande exageração. Mas não o é.


Esta obra que pode ser usada para consulta, para ler sofregamente, ou para considerar quotidianamente um breve trecho devia ser possuída não só por todos os fiéis, quer Leigos quer Religiosos quer Ordenados, mas também por todos os cristãos que pertencem a outras confissões, que não à Igreja Católica, e ainda por membros de outras religiões ou também agnósticos e ateus que queiram conhecer as razões da nossa Fé.


Este tesouro precioso contribuirá muitíssimo quer para o diálogo ecuménico e inter-religioso, quer para a catequese e o catecumenato, quer para os movimentos eclesiais.


Acresce que todos os que se empenham com as questões da Justiça e da Paz, da defesa da Vida e da Família, com a verdadeira Educação e formação dos filhos, dele sorverão energias insuspeitas e portentosas que neles operarão verdadeiros prodígios. Ponto é, que o aproveitem.


Se eu fosse dotado de alguma respeitabilidade e credibilidade sugeriria que não somente oferecesse este livro a seus familiares e amigos, mas também que o ofertasse a si mesmo. Essa dádiva, sendo essencialmente Espiritual, tem um valor muitíssimo maior do que qualquer donativo material; e, surpreendentemente para muitos, multiplicará este último, que acabará por render, para quem o fizer, 100 vezes mais.


Poderá suceder que de início alguém encontre dificuldade numa ou noutra passagem, mas a verdade é que os esplêndidos textos são globalmente simples, profundos, tocantes, luminosos, carregados de Graça. Por isso se tropeçar com algum embaraço não ligue e passe adiante que tudo acabará por se tornar claro, alegre, vivo, deslumbrante.


Ah! que me esquecia…, a obra é a seguinte: Isidro Pereira Lamelas, Sim, cremos: O Credo comentado pelos Padres da Igreja, pp. 399, ed. Universidade Católica Editora, Lisboa, 2013