quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

10 anos de Infovitae = 10 anos de informação sobre a Vida


Sofia C. Guedes


Celebrar uma data é celebrar o tempo, porque cada dia é único e irrepetível. O tempo é sinal de vida, e ao mesmo sinal de um outro que não é Tempo, mas Eternidade.


Quando me pediram para escrever sobre os 10 anos do Infovitae, vieram-me à mente milhares de acontecimentos, lembranças, experiências, tanta coisa que não consegui escolher nenhuma em particular. Mas como o faço na maior parte das vezes, rezei ao Espírito Santo para que fosse Ele o autor das minhas palavras. E aqui vou eu:


Estes 10 anos lembram-me antes de mais o tempo logo após o Referendo ao Aborto em Portugal em 1998, em que o Não ganhou. 10 anos depois, tudo mudou e agora é de lei matar os filhos. Sem vergonha, sem dó nem piedade querem hoje tornar o aborto, um direito do homem, como que nesse pequeno ser humano estivesse o maior inimigo. Estamos perante uma verdadeira catástrofe. Pior do que um genocídio, é um suicídio colectivo. Matar os nossos!?? O Aborto é o acto mais abominável de que o ser humano é capaz. Mas isto dizemo-lo dia após dia, todos os dias. É nosso dever, é nossa Salvação…


Hoje e passado 10 anos prefiro falar de Vida, de Amor. E não posso faze-lo senão falando de Deus, de Jesus. O Deus que se fez homem, e percorreu em tudo a vida de qualquer homem. Deus que fazendo-se Homem, inverteu toda a lógica humana. Deus que para ser de todos se fez pobre, frágil, dependente. Desde o primeiro momento da sua Humanidade, tudo foi escândalo. Tudo foi difícil para Ele e para a Sua Sagrada Família, porque tudo experimentou.


Agora que acabamos de festejar o Natal, se olharmos profundamente o mistério do Seu nascimento, veremos um escândalo. Um Menino envolto em panos (cheio de frio), deitado numa manjedoura cheia porcaria de animais, varrido por correntes de ar, escura, sem água, sem ajuda. Apenas Sua Mãe, seu pai José, um burro e uma vaca. Quando olho e vejo isto, fico paralisada, espantada porque eu não nasci assim!!!??? . E imediatamente lembro os milhões de pessoas que nasceram e nascem nestas horríveis condições por esse Mundo fora, porque não há lugar para elas... e muitas sem a família… Deus quis identificar-se com estas. Sobreviveu e continuou vivendo embalado nos braços de Sua Mãe Maria e da protecção de Seu pai José.


Teve de fugir, para não ser morto por Herodes, que não teve o mínimo de escrúpulos em matar todas as crianças que hipoteticamente podiam ser Jesus. A lei do mais “forte”, sobre o mais “fraco”. Este mistério onde a maldade parece soberana, lembra-me a matança dos inocentes pelo aborto que hoje acontece em quase todos os cantos do Mundo, com a mesma autoridade perversa e maldosa que tinha Herodes naquele tempo. Deus não esquece este sangue dos inocentes. Sobreviveu porque partiu para o Egipto, sempre suportado por sua mãe e pelo seu pai putativo. E em todos os episódios Jesus precisou da Família. Ela foi o garante da sua “sobrevivência”. Ela foi, é e será o garante da nossa sobrevivência.


E é neste “cenário” que quero lembrar estes 10 anos. Também porque este ano será a 10ª edição do Presépio na Cidade, um projecto de leigos católicos que começou para lembrar tudo isto e porque Deus quis que acontecesse ano após ano. Marcar a gravidez de Maria, marcar a importância da Família, marcar aquilo que mais torna os homens semelhantes a Deus: a Sua encarnação, embora gerado e não criado, porque Ele é o Criador, começou sendo um embrião, depois um feto e por aí fora, o palpitar de um coração igual a qualquer um de nós, o paradoxo, do mais poderoso, se tornar o mais fraco; do mais rico se tornar o mais pobre, do mais Tudo se tornar o quase nada, do Eterno se tornar capaz de caber em nós para nos tomar para Ele. Fazer com que a nossa vida, se torne semelhante à d’ Ele, porque todos somos frágeis, dependentes e necessitados dos outros. Experimentar este Amor tão absurdo aos homens que só pela Fé, é possível aceitar, mesmo sem compreender. Foi o que o Presépio na Cidade veio fazer. Irmão do Infovitae!!!


Tal como nasceu o Infovitae, para servir a Deus e aos homens, também para mim é um privilégio trabalhar para Jesus e para os homens. É tudo o que quero! E cada vez tenho mais a certeza que sem Ele, não podemos salvar outras vidas. Não basta ser contra o Aborto, contra a Eutanásia, contra a maldade. Precisamos de Fé, de nos aproximar dia a dia de Deus e dos homens, pois só assim nos perceberemos da sacralidade da vida. Não precisamos de mais argumentos. O Homem sem Deus, perde humanidade e, só quando houver verdadeira conversão no seu coração sobretudo daqueles que têm a responsabilidade de decidir por outros poderemos cantar a vida de todos os homens.


Estes 10 anos, dão-me ainda muita Paz interior. Embora no meio de todas estas tribulações, sinto que estamos no Caminho certo. Que o sangue de todos estes mártires não está a correr em vão. Infelizmente derramado, mas que salvará muitos dos que o provocaram.


Nestes 10 anos passei de quarentona a cinquentona, acrescentei ao meu curriculum de afinidades, a condição de Avó (bi). E sinto-me muito feliz porque sei que um dia também fui salva por Jesus e sei que isso está ao alcance de todos. Acredito que a Humanidade não morre, enquanto houver homens e mulheres capazes de com Jesus, ir semeando a Esperança de um Futuro melhor. E acredito que esta crise, que o Mundo sofre e que não é fácil, vem lavar as almas. Precisamos de estar atentos… Precisamos de semear o sorriso da Esperança. Não esquecer nunca de que Ele já venceu!


Ao Infovitae agradeço tudo o que me tem vindo a ensinar nestes últimos 10 anos e sem o qual já não consigo passar.