domingo, 4 de abril de 2010

" Toda a Igreja está com o papa", diz o Cardeal Sodano

In Jornal i

O decano dos cardeais, Angelo Sodano, disse hoje que toda a Igreja está com o papa Bento XVI e que os fiéis não se deixam impressionar pelos "murmúrios", referindo-se às críticas à gestão dos casos de pedofilia.


"Está consigo todo o povo de Deus, que não se deixa impressionar pelos mexericos do momento, pelas provações que por vezes vêm ferir a comunidade dos crentes", disse o cardeal Sodano na sua mensagem de felicitações pascoais ao papa no início da missa ressurreição.

"Hoje, toda a Igreja pode dizê-lo em coro, feliz Páscoa, amado Santo Padre. A Igreja está consigo. Estão consigo os cardeais, os colaboradores, os bispos e os 400.000 sacerdotes que servem generosamente o povo de Deus nas paróquias, nas escolas, nos hospitais e nas missões", disse Sodano, que foi chefe da diplomacia do Vaticano do papa João Paulo II.

"É com este espírito que hoje nos juntamos à sua volta, sucessor de Pedro, bispo de Roma, o rochedo infalível da santa igreja de Cristo", disse.

O cardeal recordou as palavras ditas por Bento XVI na quinta-feira santa, citando São Pedro: "Jesus, insultado, não respondeu aos insultos".

O papa foi acusado, em notícias de 'media' norte-americanos e alemães, de ter fechado os olhos aos casos de abusos sexuais de menores cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e, depois, prefeito da Congregação da Doutrina da Fé.

A mensagem do cardeal Sodano, segundo especialistas em assuntos religiosos, foi algo de muito pouco habitual nesta cerimónia.