quinta-feira, 14 de março de 2013

O programa do Papa Francisco: Cristo Crucificado - por Nuno Serras Pereira

14. 03. 2013



Afinal, como o revelaram vários Cardeais, o Papa Francisco escolheu esse nome por causa do Santo de Assis e não do padroeiro das missões, como precipitadamente eu tinha aventado. Temos pois um Papa jesuíta que é franciscano. E como excelente franciscano que sempre se tem mostrado, escolheu e apresentou na primeira e breve homilia do seu Papado, dirigida ao colégio dos Cardeais, o programa para o seu Pontificado: Jesus Cristo Crucificado. 


De facto, entre outras coisas, sua Santidade disse essencialmente o seguinte: “quando caminhamos sem a Cruz, quando edificamos sem a Cruz e quando confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor, somos mundanos: somos Bispos, Sacerdotes, Cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor”.


“Quisera que todos, após estes dias de Graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor, de edificar a Igreja sobre o Sangue do Senhor, que está sobre a Cruz, e de confessar a única glória, Cristo Crucificado. … (O) Espírito Santo, a intercessão da Virgem, nossa Mãe, nos conceda esta Graça: caminhar, edificar, confessar Jesus Cristo Crucificado. Assim seja” (traslado de ACI)


Estas breves palavras que acabamos de citar são uma síntese admirável da vida e pregação de S. Francisco de Assis. E uma inesperada confirmação do estandarte de Cristo Crucificado para o Ano da Fé. Até parece que esta iniciativa foi uma profecia.