quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco Xavier de Assis - por Nuno Serras Pereira

14. 03. 2013



Toda a Igreja rejubila com o Papa, ontem eleito, que Deus nos concedeu. Dele já se disseram tantas coisas e muitas mais se acrescentarão porque todos estamos, naturalmente, ávidos de o conhecer melhor para mais o amarmos.


O nome que escolheu, Francisco, pôs toda a gente a pensar e a dizer que o fez por devoção particular ao Santo de Assis, e que a maneira simples e despojada como se apresentou ao povo reunido na praça de S. Pedro era prova disso mesmo, e, ainda, que a opção por esse Santo já traz em si, simbolicamente, todo um programa de Pontificado. Tudo isto poderá ser, mas estou persuadido de que pelo menos directamente teve mais a ver com o jesuíta S. Francisco Xavier, padroeiro principal das Missões. Este gigante da Santidade, hoje muito esquecido, tinha um zelo extraordinário pela Salvação das almas, pela Evangelização dos povos ignaros de Jesus Cristo. Vivia em pobreza extrema, era varão de grandíssima oração, de excessiva penitência, de uma dedicação generosíssima aos doentes de quem cuidava pessoalmente e um conquistador de amizades pela relação humana e pessoal que tinha com cada um, em especial com os mais pecadores, que fascinados pela sua afabilidade, alegria e inteligência, nas quais transparecia Jesus Cristo, lhe abriam as almas e se deixavam converter. Este infatigável e determinadíssimo apóstolo por maiores que fossem os estorvos que se lhe deparavam e os grandes perigos em que se via nunca desistiu da sua missionação evangelizando da Índia ao Japão.


Não admira que neste bosquejo apressado surjam bastantes traços muito semelhantes aos de S. Francisco de Assis, um Santo muito querido, não só dele mas também do seu companheiro, e fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.


O grande desejo, não realizado por questões de saúde, do então P. Jorge Bergoglio de ser missionário no Japão; a vida simples, humilde e despojada que sempre levou, mesmo como Arcebispo e Cardeal de Buenos Aires; a dedicação pessoal aos Sacerdotes envelhecidos e doentes; o tratar, às vezes durante noites inteiras, os enfermos nos hospitais; os impulsos missionários que suscitou na Igreja que governava obrigando-a a sair de si e a ir ao encontro de todos; o escolher Sacerdotes que fossem evangelizar as prostitutas dessa metrópole, seguindo o exemplo de Santo Inácio; a enorme atenção que dedicou aos pobres e aos mais vulneráveis, tudo isso, se não deixa de poder revelar influência de S. Francisco de Assis mais parece ser consequência de uma grande devoção a S. Francisco Xavier (que viveu 300 anos depois de Assis).


Devo, no entanto, acrescentar que, aquando do meu noviciado, estando eu assistindo a uma lição sobre S. Francisco de Assis ouvi o Padre que a preleccionava firmar que S. Francisco de Assis era o maior Santo da Igreja católica, que tinha dividido a história da Igreja num antes e num depois. Reagi ao que me parecia um exagero senão mesmo um fanatismo franciscanófilo. Na conferência seguinte o professor leu, durante mais de uma hora, um longo artigo de um Padre jesuíta que dizia exactamente o mesmo. Não recordo o nome do autor, pelo que não saberei dizer se era Jorge Bergoglio… Embora pense que não. 


Regressado a Portugal, encontrei na nossa biblioteca provincial uma encíclica do Papa Bento XV que, não obstante recriminar como coisa habitualmente doentia a comparação entre a Santidade dos canonizados, garantia categoricamente ser o Santo de Assis o que mais se aproximou e transpareceu Jesus Cristo.


Não haverá dúvida que num tempo, século XVI, em que, segundo Daniel Rops, na península ibérica havia cerca de 50 mil frades franciscanos e na europa 150 mil, a influência benigna do pobre de Assis não podia deixar de se infundir nos ânimos, em particular nos dos Santos.


Não saberei dizer se o Papa já revelou qual a razão da escolha do nome Francisco para o seu Pontificado, nem sei se o virá a fazer publicamente. Seja como for, o melhor será invocarmos a intercessão destes dois grandes Santos para que acompanhem e sustentem a sua missão.


E será bom aproveitarmos este tempo para ler a deslumbrante biografia de Daurignac sobre S. Francisco Xavier. É verdade que existem outras biografias mais actuais, mas essas, ao que sei não se encontram gratuitamente na Inter-rede. E esta é maravilhosa.


Este Papa Mariano irá sem dúvida, como bem discípulo de Santo Inácio, trabalhar para a maior Glória de Deus e para o bem maior de todos e de cada um. 


Acompanhemo-lo com as nossas orações quotidianas como ele pediu com tanta humildade na sua primeira intervenção pública. De facto, ele não pediu ao povo que o abençoasse mas sim que suplicassem a Deus para que Ele o abençoasse.


À Honra e Glória de Cristo. Ámen.